quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Quem planeja sempre sai ganhando

Pare, Pense, Planeje
   Se há uma maneira de evitar vários dissabores em nossa vida, é através do planejamento. Devido a nossa herança cultural e também pelo apelo consumista através dos meios de comunicação, temos um comportamento imediatista. Queremos tudo para ontem. Nos falta paciência e também bom senso na hora de comprarmos algo ou contratar um serviço.
  Tenho uma conhecida que todo ano, recebe uma proposta do banco para o qual está devendo. Outro dia ela me perguntou se eu conhecia alguém que lhe pudesse lhe fazer um empréstimo para não perder a proposta do banco. De 5.000,00 (Cinco mil reais) caiu para 500,00(quinhentos reais). Disse-lhe que não é uma boa ideia fazer dívida para pagar outra dívida. É o velho ditado. “Despir um santo para cobrir outro”.
   Sugeri-lhe então que fizesse uma poupança no valor de R$-50,00(cinquenta reais) durante um ano. Como o banco costuma lhe enviar a proposta anualmente, no final do período ela teria o dinheiro para saldar seu compromisso sem a necessidade de fazer uma nova dívida. Sabe o que ela me respondeu? Disse que se não tiver um compromisso assumido de fato, não consegue guardar o dinheiro.
   Estranho! Não. Infelizmente ela segue um padrão econômico adotado pela maioria dos brasileiros e também até por habitantes de outros países. Todas as vezes que faço a mesma sugestão para as mais diversas pessoas apesar de concordarem de fato com a grande vantagem, alegam que é muito difícil  guardar dinheiro  para comprar à vista ou dar um boa entrada.
  Por que isso. Simples. Hábito. Os hábitos ditam nossa conduta em todos os aspectos de nossas vidas. Não é preciso ser nenhum psicólogo para saber disso. É por ai também que podemos compreender a diferença entre pobreza e riqueza verificada no seio de uma população e também porque algumas pessoas tem sempre dinheiro sobrando e outras vivem afundadas em dívidas.
   Planejar é libertador. Dá uma ótima sensação de controle e organização. Estudiosos no assunto, dizem que para substituir um hábito por outro melhor em nossa mente é necessário um período de prática de vinte e um dias.
   Você pode começar com um pequeno passo. Se estiver pensando em adquirir algum produto não se precipite. Planeje a compra para a data em que você terá o valor integral. Comece com algo pequeno apenas para criar o hábito. Seja persistente e você verá as mudanças positivas na sua vida econômica.
 Sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário